Ler é uma virtude e, também, algo que todos deveriam saber. Ao lermos um livro, temos capacidade de mergulhar em um mundo totalmente mágico e utópico. Podemos nos tornar mágicos, fadas, reis e rainhas, bruxos, vampiros ou lobisomens. Ao lermos, podemos viajar sem sair do lugar.
Todas as pessoas deveriam adquirir o hábito de ler, não apenas por estarem em época de alfabetização ou porque o professor da escola ou faculdade pediu. Ao criar esse hábito, exercitamos o cérebro e expandimos nosso vocabulário. O incentivo à leitura deve começar em casa, e não se tornar "obrigação da escola". A criança que lê mais, interpreta mais, aprende mais rápido e é beneficiada por toda a vida.
Os pais podem contar histórias para fazer a criança dormir, comprar livros com imagens coloridas, ou até livros interativos (dos tipos que reproduzem sons de animais ou veículos). Com o tempo, devem avançar para livros com textos maiores e mais complicados, para aumentar o apetite de leitura da criança.Ler também é um exercício, é estudo e entretenimento. Com um número tão vasto de analfabetos em nosso país, deveríamos aproveitar nossa capacidade de poder apreciar um bom livro. E não apenas livros, como também revistas, jornais, propagandas, legendas de filmes, manuais de instruções e bula de remédios. Quem é apaixonado por leitura devora qualquer palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário